Sunday, October 28, 2007

NÃO HÁ PACIÊNCIA

As empresas de telecomunicações desunham-se na procura do cliente. Veja-se o caso da Tv Cabo, Cabovisão, Optimus, Vodafone, TMN, Telecom, etc. Comparar os preçários dos diversos operadores é um calvário de que o cliente sai sempre derrotado. Comprovar a eficiência dos seus serviços de apoio ao cliente exige apoio psicológico urgente.
Depois de apanhado na rede o já cliente, se se deparar com uma anomalia do seu serviço vai experimentar a perversidade do modo como estas companhias operam: Veja-se o caso recente do pacote da TV Cabo que inclui o telefone, para além da Internet e dos canais de televisão. Crente, na sua boa fé, de que a correcção da anomalia seria tão fácil como ser cliente, segue os conselhos que lhe dão. “Telefone, estando junto do equipamento avariado”.
Primeira constatação: as chamadas são pagas. Segunda, acontece que o telefone fixo da Tv Cabo também está avariado!. Recorre ao telemóvel: quando a factura já ia em mais de 10 euros e a voz maviosa que o tinha atendido dizendo que estava em lista de espera e que seria atendido em breve havia sido substituída por música, o cliente começa a desesperar e desliga. Mais tarde, já mais apaziguado, volta a ligar na esperança de que o tempo de espera tivesse diminuído mas a cena repete-se. Ao fim de mais algumas tentativas consegue finalmente chegar à fala. Recebe então um inesperado mas profissional pedido de desculpas “mas que não podiam fazer nada, pois a infraestrura não estava preparada para tantos clientes e que em breve (dois ou três dias) a situação estaria resolvida”.
Apeteceu-lhe desistir e voltar ao operador antigo. Recordaram-lhe então que estava obrigado a um período de fidelização (termo que as empresas inventaram para substituir a palavra “refém”) por um ano; Percebeu, era por isso que o tratavam tão mal, pois estava “preso”, por uma alínea indiscriminada do contrato; mesmo assim estava decidido a desistir. Dirigiu-se à loja do cidadão ao balcão da TV CABO e ficou estupefacto com o que ali dizia “Neste balcão não se fazem alterações ao contrato”, isto é, reservado apenas para clientes ainda não fidelizados!

No comments: