Wednesday, December 3, 2008

GREVE DOS PROFESSORES: QUE FORÇA É ESTA?



Como foi possível que um governo a que não escasseiam assessores (cujo custo não é escasso…) havia deixado chegar a escola e o ensino à beira de um ataque de nervos com as suas medidas arrogantes, economicistas e de profundo desprezo pelos professores. Equipa ministerial autista e ardilosa, constituirá seguramente no futuro um study case de ciência política de como não se deve conduzir um assunto de Estado, e de como os fracos se podem tornar fortes assentes na união que a humilhação cimenta e potencia.
Recorrendo ao Google – se acaso a lei o permitisse – a agregação dos mails e blogs (já para não falar dos SMS) sobre este Ministério da Educação dar-nos-ia, em termos quantitativos, a dimensão gigantesca da contestação que circula na Net. Hoje em dia pode-se controlar os media, podem-se “adequar” programas de televisão (como pareceu evidente no último “Prós e Contras”), que nada fará parar o imenso tsunami que percorre diariamente as caixas de correio electrónico, numa produção de conteúdos que não tem paralelo com mais nenhum outro acontecimento, do passado ou do presente. Com alguma ironia amarga para um governo que criou como imagem de marca a difusão das novas tecnologias…

1 comment:

António da Cunha Duarte Justo said...

O governo quer promover os meios electro´nicos e preparar a administarção para melhor ser controlada. Assim o centralismo ministerial lisboeta pode abdicar totalmente da provi´ncia!
Ale´m disso ao promover uma escola a n´´ivel de objuectivos mi´nimos consegue uma sociedade proleta´ria mais controloa´vel pelo partidarismo.
Então a opinião mais estu´pida adquire foros de cidadania orientadora.
Antonio Justo