Tuesday, November 20, 2007

QUADRO DE HONRA: António Costa e Silva

Nos PRÓS E CONTRAS de ontem, em que o tema girava em torno da América Latina e de Hugo Chavez, os convidados pareciam estar a discutir a última zanga com o namorado de uma qualquer Elsa Raposo da nossa socialite. Até que e já passava uma hora de programa, alguém cujo nome me era desconhecido mas que ficará durante muito tempo na minha memória, António Costa e Silva, presidente da PARTEX (uma empresa especializada em Petróleos do Grupo Gulbenkian) afirmou serenamente e com sabedoria (a reprodução é aproximada): "Estamos aqui este tempo todo a falar de um fait divers (referia-se ao episódio entre o Rei de Espanha e Hugo Chavez) mas devíamos era falar de polítíca, das lideranças medíocres como a dos EUA; deveríamos ter noção das potências emergentes e do seu papel a médio prazo; na colaboração com os países que têm reservas imensas de petróleo mas onde existe uma desigualdade gritante entre ricos e pobres, onde as grandes companhias tiveram no passado um papel pernicioso ao explorar essa riqueza em proveito próprio e as alterações que se têm vindo a produzir, como é o caso entre outros daVenezuela e do Irão. O problema central é o da distribuição da riqueza. " "É preciso ler o mundo, temos de dar atenção à energia e às ideias, ao conhecimento". Enfim, ainda há boas surpresas no espectro televisivo...

1 comment:

jal said...

Permitia-me acrescentar: ...e se é difícil encontrar boas surpresas num Prós e Contras em que, regra geral, só estão presentes os Prós ao serviço do discurso oficial.

Um abraço e os parabéns por conseguir aguentar a longa maratona televisiva em que se transformou esse programa, é preciso ser Resistente.

JAL