Saturday, April 28, 2007

PROGRAMA "NOVAS OPORTUNIDADES" e a CNEA

Em 1950, segundo estatísticas da UNESCO, Portugal possuía uma taxa de analfabetos a rondar os 44%. A ditadura do Estado Novo, mal vista na fotografia, reagiu e apresentou solenemente o Plano de Educação Popular (1952). Foi através da Campanha Nacional de Educação de Adultos que se tentou corrigir ou disfarçar a falência do sistema educativo e, diga-se em abono da verdade, um atraso atávico da população portuguesa. Mas porque o Programa NOVAS OPORTUNIDADES corre sérios riscos de, mais do que validar competências, constituir um estímulo ao facilitismo, dando um sinal errado aos jovens e à sociedade, transcrevo, com a fidelidade da fonte (o "Diário de Lisboa" de 1963) duas redacões de entre o montão que ficaram justamente célebres e dignas de reflexão, para o passado e para o presente:

A VACA
"A vaca tem quatro patas, a dianteira e a trazeira, e depois o rabo que ainda tem pelos debaixo da vaca está a leiteira. Com o rabo enxota as moscas. O marido da vaca é o boi. Não dá leite por isso é mamífero. Dos chifres fazem-se botões de madrepérola. A vaca é muito útil, come-se por dentro e bebe-se por fora".

E nem de propósito, uma outra redacção fala do

LEITE
"O leite é para nós beber-mos. O leite faz queijos e manteiga. O leite é branco e eu gosto muito de leite. O leite vem dos animais que dão à gente. Os animais que dão leite são: a vaca, a ovelha, os burros e o Sr. Prior da Mata da Mourisca também dá leite mas é em pó."

No comments: