Friday, December 14, 2007

MÃE, O QUE SÃO OS PIN?

A esta pergunta da minha filha estava com dificuldade em responder. Pensei em dizer "é uma espécie de emblema" parafraseando os Gato Fedorento. Mas percebi que ela se referia a outra coisa, pois estava a ouvir o Ministro da Economia. Respondi então: "São programas de interesse
para o desenvolvimento nacional". Ela calou-se, para meu alívio, para estar atenta à nova telenovela da TVI. (É que eu própria não percebia bem o alcance destes PINS).
Foi então que, ontem, no debate das 11 da noite, na SIC Notícias, o Sr. Henrique Neto, conhecido industrial, figura histórica do partido que está no governo, me esclareceu, dizendo mais ou menos por estas palavras:
"Os PIN que deveriam privilegiar sectores estratégicos de desenvolvimento, têm sido aplicado sobretudo no Alentejo para fomentar projectos ditos turísticos, mas que não passam de projectos de especulação fundiária e imobiliária". Fiquei cheia de curiosidade para saber que projectos eram esses que de turismo pouco tinham e que em 4 anos davam um lucro fabuloso. Referiu-se a Tróia, mas ele estava disposto, se não o interrompessem a dizer mais. Depois de o ouvir tomei uma decisão entusiástica: retomar a minha colecção de PINS, pois percebera pelo industrial que era um negócio valioso...

No comments: