VER O MUNDO PELOS OLHOS DA ALICE. A WORLD LIKE ALICE? MUNDO PARADOXAL ONDE SE CRUZAM MORDOMIAS, INCERTEZAS E ESPERANÇAS. ONDE COABITAM SONHOS, UTOPIAS E REALIDADES.
Friday, December 26, 2008
ANO NOVO
Moderno como las olas
antiguo como la mar
siempre nunca diferente
pero nunca siempre igual
Eduardo Chillida, in Preguntas
Sunday, December 21, 2008
FOTOPOEMA: NATAL 2008
Wednesday, December 17, 2008
O Teatro Estúdio Fontenova levou à cena a peça de Bernard-Marie Koltés "A Noite antes de Amanhecer" numa sala improvisada (mas digna) na sede da AERSET. A Graziela, o José Maria continuam, com tenacidade, a tentar fazer o que gostam, em condições difíceis, TEATRO. Desta vez o papel de protagonista foi entregue ao jovem actor Eduardo Dias que tem um desempenho notável na composição de um um ser marginal, um excluído. A seguir com aençao.
Thursday, December 11, 2008
PÚBLICO E NOTÓRIO
Thursday, December 4, 2008
Wednesday, December 3, 2008
GREVE DOS PROFESSORES: QUE FORÇA É ESTA?
Como foi possível que um governo a que não escasseiam assessores (cujo custo não é escasso…) havia deixado chegar a escola e o ensino à beira de um ataque de nervos com as suas medidas arrogantes, economicistas e de profundo desprezo pelos professores. Equipa ministerial autista e ardilosa, constituirá seguramente no futuro um study case de ciência política de como não se deve conduzir um assunto de Estado, e de como os fracos se podem tornar fortes assentes na união que a humilhação cimenta e potencia.
Recorrendo ao Google – se acaso a lei o permitisse – a agregação dos mails e blogs (já para não falar dos SMS) sobre este Ministério da Educação dar-nos-ia, em termos quantitativos, a dimensão gigantesca da contestação que circula na Net. Hoje em dia pode-se controlar os media, podem-se “adequar” programas de televisão (como pareceu evidente no último “Prós e Contras”), que nada fará parar o imenso tsunami que percorre diariamente as caixas de correio electrónico, numa produção de conteúdos que não tem paralelo com mais nenhum outro acontecimento, do passado ou do presente. Com alguma ironia amarga para um governo que criou como imagem de marca a difusão das novas tecnologias…
QUANDO O VENTO SOPRA…
Saturday, November 22, 2008
VASOS CAPILARES: O PATRIOTA E O BANQUEIRO
"Um Patriota, que entrara pobre ao assumir as suas funções públicas e se cobrira de riquezas, foi a um Banco para abrir uma conta.
-Com todo o prazer- disse o Honesto Banqueiro-Sentimo-nos muito felizes por tratar com Vossa Excelência. Mas antes disso, terá de se tornar um honesto cidadão, devolvendo o que roubou ao Governo.
-Por amor de deus- gritou o Patriota- Se eu fizesse isso, nada me ficaria para depositar no vosso Banco.
-Não sei porquê -replicou o Honesto Banqueiro- Nós não somos todo o povo.
- Ah, compreendo: Em quanto calcula o senhor os prejuízos sofridos por este Banco em relação aos danos que infligi ao meu país?
- Cerca de um Euro- respondeu o Honesto Banqueiro.
E, com toda a dignidade, descontou essa importância no depósito do Patriota, com a consciência de bem servir a Patria.
Patriotas e Banqueiros, como os tempos recentes (e não apenas a Lusoponte, a Mota Engil, o BPN têm mostrado) continuam de mãos dadas...
Thursday, November 20, 2008
Wednesday, November 19, 2008
Sunday, November 16, 2008
Wednesday, November 12, 2008
Monday, November 10, 2008
O RESULTADO DA CONCENTRAÇÃO NO PREÇO DA GASOLINA
O preço da gasolina em dois curtos apontamentos:
A DECO veio hoje demonstrar que a nossa gasolina continua a ser das mais caras da Europa, mesmo sem a carga fiscal.
Segundo: A aquisição pela GALP das bombas dos supermercados Carrefour insere-se na mesma lógica de maximização dos lucros: desde essa altura a diferença de preços entre essas bombas e as do Jumbo, que antes andavam praticamente a par, dilatou-se sendo agora (as da GALP)cada vez mais caras. Adeus mercado, adeus concorrência.
PROFESSORES: CONTRA UMA POLÍTICA DIRECCIONADA CONTRA ELES
Depois congelou a progressão na carreira, prejudicando a generalidade dos docentes.
Em seguida faz aprovar unilateralmente um Estatuto da Carreira Docente (ECD)que dividiu os professores em titulares e não titulares, assente em critérios, em muitos casos, arbitrários e absurdos. No seu cerne as medidas adoptadas prejudicavam sempre os docentes.
Depois inventou um sistema de avaliação escolástico, um novelo burocrático que mergulhou os professores em reuniões sobre reuniões, desgastando-os sem sentido, retirando-lhes tempo para o essencial: a docência.
Depois ficaram muito admirados que os professores viessem espontamente manifestar-se em massa, duas vezes mais de 75% de toda a classe docente deu-se ao trabalho de vir para a rua, a maioria deles pela primeira vez na sua vida.
Pelo meio, muitos milhares, alguns dos melhores, segundo insuspeitos presidentes de Conselhos Executivos das Escolas, aposentaram-se apesar de fortemente penalizados nas suas reformas.
FINAL DA HISTÓRIA: Esta equipa ministerial tem ainda condições para conduzir os destinos da educação? Não. Por isto e por aquilo, há agora a sensação de que "perdidos por cem, perdidos por mil..." Porquê? Falta "confiança", como se demonstrou exuberantemente na megamanifestação do passado Sábado, 8 de Novembro.
Friday, October 31, 2008
AFINAL O REI IA NU...
À medida que se vai conhecendo a dimensão da reengenharia financeira posta em marcha pelos mais “brilhantes espíritos” da Wall Street, assente no egoísmo e na ambição, as escandalosas reformas milionárias auto-atribuídas dos administradores financeiros e os faustosos banquetes das empresas americanas à beira do abismo, é altura de começarem a ser equacionados alguns dos principais dogmas vigentes. A soma de todos os egoísmos não pode gerar o bem comum.
PECADO MORTAL: A GULA
Monday, October 20, 2008
ALBANO: AMIGO MAIOR QUE O PENSAMENTO
Albano Almeida, humilde e solidário. músico e coleccionador, amigo sempre. A sua colecção de instrumentos musicais está agora no Maeds - Museu de Arqueologia e Etnogafia da Assembleia Distrital de Setúbal, onde foi inaugurada no dia 18 de Outubro, com a presença de uma vasto número de convidados e de músicos setubalenses que fizeram questão de dizer presente.
Albano fez uma viva e bem fundamentada visita-guiada à exposição, em especial de instrumentos de cordas. Por fim, à guiza de ilustração, os músicos com quem o Autor mais assiduamente colabora, tocaram e (en)cantaram, que a amizade anda paredes com o talento. E, parece impossível, mas se não tinham obrigação de conhecer o Rui do Cabo na sua nova faceta de guitarrista e fadista, já é indesculpável não conhecer a "Banda do Andarilho", eles que há tanto tempo deliciam e se deliciam com os cantares genuínos do povo português, na senda e so inspiração de Zeca Afonso, de que são profundos admiradores.
Sunday, October 19, 2008
Thursday, October 16, 2008
ESPERAR PARA VER...
Friday, October 10, 2008
Thursday, October 9, 2008
OS TEMPOS ESTÃO SOMBRIOS
Monday, October 6, 2008
FOTOPOEMA: NUM SÓ PONTO
CASAMENTO DE HOMOSEXUAIS: PORQUE MUDEI DE OPINIÃO
Confesso que durante anos o preconceito habitou a minha consciência, até que, no exercício da minha actividade de advogado uma cliente me fez mudar de ideias. Reclamava, à luz da lei, com razão, um apartamento propriedade do seu pai, entretanto falecido. Do outro lado, o companheiro com quem o pai vivia há duas dezenas de anos. Cuidara dele - que um cancro ia minando inexoravelmente - extremosamente, até ao fim dos seus dias. Compreendi então que o amor e a afeição não tem de ser necessariamente entre seres do mesmo sexo. Não foi fácil combater preconceitos que alimentaram toda a minha educação. Ainda não é...
A PALAVRA DOS OUTROS: O NOVO OÁSIS
Saturday, October 4, 2008
AINDA O CASO DA LICENCIATURA DE JOSÉ SÓCRATES
"(O Primeiro-Ministro José Sócrates) fez uma referência subtil ao facto de ter estabelecido uma boa relação com o Engº Paulo Azevedo, o que queria dizer, fiquei com uma boa relação com o seu accionista e vamos lá ver se isso não se altera. (Sublinhados nossos, sem comentários)
PINHEIRO DA CRUZ: BRANCO É GALINHA O PÕE
O CAPITALISMO ESTÀ A "REGULAR" BEM?
Depois da tese estapafúrdia do Fim da História da autoria de Fukuyama, após a queda do muro de Berlim, que liquidava definitivamente a questão ideológica, eis que a toda poderosa economia lança de novo questões ideológicas (quiçá, que horror!, o retomar das questões de “esquerda” e “direita”…). Mas, então, quando para minimizar as tropelias do mercado e dos “mercadores” (gestores, executivos, accionistas…) o Estado, acérrimo defensor dos valores do mercado, usa o dinheiro dos contribuintes para tapar a ganância, e/ou a incompetência dos especuladores individuais e institucionais, emprestando, nacionalizando, disponibilizando fartas quantias para tapar os buracos criados pelo “virtuoso” funcionamento do mercado (quando antes arrogantemente desprezaram a pobreza e a exclusão social e guilhotinaram, sem dó nem piedade, a classe média - e não estamos a falar só do que se passa lá fora, mas das políticas que, por mimetismo o nosso governo foi levando a cabo “determinadamente”…) podemos afirmar que estamos todos no mesmo barco e navegamos nas mesmas águas? Ou voltámos, finalmente e de novo, `a política, no seu melhor e mais nobre sentido, estabelecendo paradigmas e permitindo escolhas aos cidadãos?
Wednesday, October 1, 2008
VEJA AS SEMELHANÇAS: QUE TÊM DE COMUM?
Com base numa notícia de "O Público" de 1 de Outubro de 2008-
São Ex-ministros;
- Os dois primeiros (Ferreira do Amaral e Jorge Coelho): um é agora o Presidente da Lusoponte; o segundo é presidente executivo do maior accionista dessa empresa;
- Os Três foram Ministros das Obras Públicas e tutelaram a dita empresa, que explora a Ponte vasco da Gama.
Mais: O terceiro (Murteira Nabo) vai presidir à Comissão Técnica para dirimir uma questão que opõe o Estado à LUSOPONTE.
Moral da História: A "captura" pelas empresas privadas de políticos e reguladores, dotados de informação privilegiada e poder de influência, quando é que vai ser impedida em nome da transparência e da democracia?
Wednesday, September 24, 2008
CRIME SEM CULPADOS
"Mais les autorites devraient comprendre qu’il est temps d’exercer des responsabilites qu’elles n’auraient jamais du abandonner, laissant des elus demunis face a des groupes au pouvoir politique, économique et financier immense."
—Le Monde, January 28, 1997
Recordo esta frase premonitória do Le Monde já em 1997. O Estado mínimo que os neoliberais tanto preconizaram, trespassando de barato para a iniciativa privada os motores da economia sofreu um rude golpe, mas quem está a pagar a crise? (estrutural?...) Os de sempre. O Governo mais liberal e conservador nacionalizou bancos e sociedades de investimento, e não estancou a crise. Os do costume - os mais desfavorecidos- vão viver ainda pior. Alguns, que navegam nestas águas turvas, continuarão a deliciar-se com carros e apartamentos de luxo. Por quanto tempo mais?
Monday, September 22, 2008
FESTA DO AVANTE RECUPERA INÉDITO DE ÁLVARO CUNHAL E HOMENAGEIA AQUILINO RIBEIRO
A Festa do Avante, um evento político que tem mantido uma programação rica e variada, onde a par dos momentos políticos que consagram a actividade de um partido político como o PCP, dá um relevo assinalável às questões de cultura (infelizmente, este ano, a Gala de Ópera que prometia ser um momento notável, na linha das noites do primeiro dia da festa do Avante, desde há 4 ou 5 anos). Assim o relevo cultural vai para uma magnifica edição do romance “Quando os Lobos Uivam”, a pretexto (justíssimo) do achamento de um prefácio inédito de Álvaro Cunhal, “um longo estudo sobe a obra de Aquilino Ribeiro” e enriquecida por 20 notáveis ilustrações originais de João Abel Manta. Justa homenagem a um dos maiores romancistas portugueses de todos os tempos e um dos intelectuais antifascistas que coerentemente combateram o regime de Salazar, que por isso lhe amordaçou a escrita. "Quando os Lobos Uivam" foi proibido, obviamente...
Saturday, September 13, 2008
AVERDADEIRA HISTÓRIA DA TOMADA DO CARVALHAL
Não me foi possível assistir aos restantes espectáculos da X FESTA DO TEATRO, organizada pelo Teatro Estúdio Fontenova (Parabéns Zé Maria e Graziela, pois como canta o poeta “dez anos é muito tempo”). A ESTE- ESTAÇÃO TEATRAL DA BEIRA INTERIOR, trouxe um espectáculo vibrante, satírico, com raízes nas tradições orais beirãs, onde “o gesto, o movimento, a acção e a música dos bombos e do pífaro expressam a força telúrica desta história regional” de repressão e libertação. A brilhante interpretação, numa encenação contida mas suficientemente expressiva, cria uma profunda empatia com o espectador. Um espectáculo a rever e a recomendar vivamente, para além do mais o tema está cada vez mais actual, sob roupagens novas, mais subtis, mas não menos graves de opressão e desigualdade.
Friday, September 12, 2008
UM HOMEM É UM HOMEM: O ELOGIO DO DIMAS
Posição de princípio: não sou a favor da atribuição, a não ser em casos excepcionais, das medalhas da Cidade a pessoas singulares, por muitos motivos, um em destaque: é frequente usado esse acto não para fazer justiça mas para servir outros desígnios menos nobres. Dito isto, digo com todas as letras que os senhores vereadores que pelo seu voto inibiram o popular, humilde e generoso DIMAS de receber a medalha que a maioria CDU havia proposto não exerceram o voto livremente: Obdeceram a outros desígnos que não os do mérito.
Recordo-me do Circulo Cultural de Setúbal, antes do 25 de Abril, de que apresentamos uma fotografia inédita, do trabalho anónimo e colectivo que fez nascer uma escola que dava efectivamente NOVAS OPORTUNIDADES com qualidade e o empenho generoso de tantos setubalenses mais afortunados em termos de educação e ensino que davam gratuitamente aulas intensivas do 1.º Ciclo do Ensino Secundário: lá estava o DIMAS, e o Zeca Afonso e tantos outros que anonimamente ministravam as aulas. Foi aí que o conheci. Como colega e amigo. O seu coração generoso acompanhou-o, mais o seu acordeão. Um e outro proporcionaram muitas alegrias a muita e variada gente durante a sua já longa vida. DIMAS não recebeu a medalha que merecia porque quem lha negou pelo seu voto, não foram dotados nem de um, nem de outro. Cite-se o pensador: "Com homens pequenos, nada de grande se pode realizar".
Tuesday, September 9, 2008
PRIVATIZAR OS LUCROS; PARTILHAR OS PREJUÍZOS
Mas o que sucedeu no Reino Unido (O quinto maior banco, Nothern Rock, foi apressadamente nacionalizado para não entrar em bancarrota) e agora nos EUA do Presidente Bush, com a nacionalização dos dois gigantes das hipotecas Fannie Mae e Freddie Mac, com o dinheiro dos contribuintes americanos (25 biliões de dólares). Estas empresas emitiram 5 triliões de dólares em dívidas e títulos hipotecários, sendo que mais de 1,5 trilhões de dólares estão na posse de instituições financeiras estrangeiras. Ou seja, as consequências da não intervenção a nível global poderiam ser catastróficas. O curioso é que, desta vez, os nossos violentos críticos das nacionalizações (por exemplo, na Venezuela) encolheram os ombros em jeito de resignação. Ou será que acreditam que é o mercado, a livre iniciativa a funcionar?
O RÁPIDO SUCESSO NO ENSINO: A VERDADE PURA E SIMPLES
-"A verdade raras vezes é pura e nunca é simples"Shakespeare
Friday, September 5, 2008
A OESTE NADA DE NOVO: OS ASSALTOS PROSSEGUEM A BOM RITMO
Não posso deixar de manifestar a mnha surpresa pelas declarações de ontem da Judiciária de Leiria, a propósito da detenção em França do presumível homicida do director Geral da cadeia dos Mosqueteiros em Portugal: parece que o caso Maddie não ensinou nada: é que apresentou tanta convicção e pormenores que deixa estupefactos os cidadãos vulgares, para quem a presunção de inocência ainda é norma no direito português.
ANGOLA: DESMINAR A ESPERANÇA
Está a decorrer o processo eleitoral em Angola. "Um desastre" diz a chefe da missão de observadores da UE, lançando um pouco de gasolina sobre um acto de profundo significado para um povo martirizado pela guerra. António Filipe, vice-presidente da AR, desdramatizou a situação e, como outros observadores portugueses, acrescentou um pouco de bom senso. Assim seja: Angola vive um momento de profunda esperança e é rica em matérias primas e tem condições únicas no planalto para ser o celeiro de África. Razões também mais do que suficientes para ser um alvo que queremos falar.privilegiado de urdiduras rapaces, das mais diversas espécies. Agora, contudo, é na ESPERANÇA que devemos acreditar.
Sunday, August 31, 2008
HERDADE DA COMPORTA : OS PARADOXOS DA CRIATIVIDADE
Até ao 25 de Abril os assalariados da grande Herdade da Comporta não tinham, em regra, direito a habitações de terra e cal, a fim de evitar os inerentes direitos de usucapião. Construiram então belas cabanas de colmo, como podemos ver na Carrasqueira. Após a revolução construiram apressadamente, sem pedir licença, apenas com o beneplácito do Poder Local entretanto instituído. Pacientemente os antigos senhores foram tecendo mansamente a sua estratégia. Hoje a Herdade da Comporta é um PIN de vocação turística e os placards "PROPRIEDADE PRIVADA" estão espalhados por todo o lado, mesmo quando o Direito de Servidão o impede legalmente, perante o silêncio do poder local e central. E até a criatividade, engenho e arte do pobre, na construção das cabanas lhes é furtada , servindo agora de chamariz para a atracção dos potenciais investidores imobiliários.
ALERTA: GALP COMPRA POSTOS DE GAZOLINA
A PALAVRA DOS OUTROS: RECEITA PARA OBTER SUCESSO
"(...) Ser conhecido e ter sucesso na arte passa também por outras coisas.A ligação a partidos, à maçonaria, e a lóbis de outras espécies".
Thursday, August 28, 2008
SAUDADES DE LISBOA
que usava para falar,
umas vezes, por preguiça,
outras vezes, por ousar.
Mas no dia em que parti,
o Sol parou por instantes
- milagres como só dantes…-
que de espanto pouco vi.
Fui numa vaga de espuma
para o outro lado da vida,
Lisboa que eu troquei
por coisa alguma.
Inédito de arlindo pato mota
PARÁBOLA: O DUQUE E O CARPINTEIRO
"E os Sábios estão vivos?" insistiu o carpinteiro. "Não, já morreram", respondeu o Duque. "Nesse caso, retomou o carpinteiro, o que estais a ler não passa da borra e espuma dos homens desaparecidos".
"Como ousas, carpinteiro, apontar defeitos ao livro que estou a ler? Se conseguires justificar a tua afirmação, poupar-te-ei, caso contrário, morrerás!"- retorquiu o duque, entre o irado e o curioso.
"Como carpinteiro, replicou o homem sem se perturbar, eis como vejo as coisas: Quando faço uma roda, se o golpe é demasiado lento, será profundo; se o o golpe for escessivamente rápido, será firme mas não profundo. O ritmo justo, nem demasiado lento, nem demasiado rápido, só se pode sentir na mão que afeiçoa, se nos vier do coração."
Desconhecemos, por supérfluo, o destino do carpinteiro, mas reencontramos em Saint Exupéry o sentido da parábola: o essencial é invisível para os olhos...
Wednesday, August 27, 2008
RECONHECER O ÓBVIO
Curiosamente dois dias depois de ter ocorrido na sua terra natal, Boliqueime, um assalto que pode ter um efeito devastador sobre o turismo algarvio se o turista alemão que foi baleado não recuperar. Ainda há poucas semanas a polícia portuguesa foi ridicularizada nos media internacionais pelo arquivamento (nas circunstâncias em que ocorreu)do caso "Maddie". Há casos em que o silêncio não é de oiro.
É O PETRÓLEO, ESTÚPIDO!
Os enviados e comentaristas relatam os acontecimentos sob uma perspectiva claramente alinhada com os governantes da Geórgia. Os EUA tomam uma posição claramente dura tentando isolar a Rússia com o beneplácito da União Europeia. As posições continuam a extremar-se, fazendo lembrar os tempos da Guerra Fria. Só que agora, e isso deveria fazer toda a diferença, não se trata de uma questão ideológica, pois os actores pertencem ao campo capitalista. Que os divide? A zona tem aumentado a sua importância estratégica na rota do transporte energético, é isso, como foi no Iraque, como é com o Irão. E assim vai às malvas a teoria expressa por Fukuyama no seu livro "O Fim da História"
Tuesday, August 26, 2008
FOTOPOEMA: PACIENTEMENTE, AS CEGONHAS
METÁFORA: DESABOU UMA ALA NO TRIBUNAL
GOOD NEWS, BED NEWS?
Monday, August 25, 2008
ÁGUA: HARMONIZAR OU AUMENTAR PREÇOS?
Sunday, August 24, 2008
NÃO PENSES NUM ELEFANTE (1)
Há quarenta anos, dando-se conta, segundo Lakoff, de que para a maioria dos jovens brilhantes do país ser conservador era obsceno, estes decidiram investir fortemente no apoio a instituições de intelectuais (think tanks). Ora bem, nestas últimas décadas, os seus membros (da Fundação Heritage, das Cátedras Olin, o Instituto Olin em Harvard e muitas outras, entretanto criadas) haviam escrito mais livros que as pessoas de esquerda sobre todas as questões importantes. Os conservadores apoiam os seus intelectuais. Criam oportunidades mediáticas. Oitenta por cento dos opinion makers da telvisão pertencem aos think thank conservadores, sublinha o autor.
FOTOPOEMA: REFLEXÃO
Saturday, August 23, 2008
OS NOSSOS FILHOS
O desenvolvimento do artigo vai no mesmo sentido e dá exemplos reveladores da degradação das remunerações das novas gerações.
Thursday, August 21, 2008
A PALAVRA DOS OUTROS: APERTAR O CINTO
Aos que continuam nadando na abundância , as cinco ou seis centenas de indivíduos que continuam a pertencer ao clube dos mais ricos, as privações não os afectam, mas terão também de se abster de alardear a sua riqueza e, se querem dormir tranquilos, proteger-se cada vez mais atrás de ainda mais barreiras de segurança."
OLÍMPIADAS: DO OURO À LATA
Foto da representação da China na ExpoSaragoça
Frustrados fizeram dos atletas os bombos da festa. O Comandante da Nau, que prometera muitas medalhas, como se isso dependesse dele, arengou que havia falta de profissionalismo, recambiou um atleta para Lisboa que se atrevera a mitigar a sua frustração com uma piada, deu a entender que se demitia, depois corrigindo para "que não se recandidatava", depois da vitória de NELSON ÉVORA(Parabéns e obrigado!)já admite continuar. Medalha de Lata para Vicente de Moura, pois...!
TRAGÉDIA DE MADRID
Wednesday, August 20, 2008
PORTUGAL AINDA É UM PAÍS DE BRANDOS COSTUMES?
A ANGÚSTIA DO GUARDA-REDES DA SELECÇÃO NACIONAL
EXPO:SARAGOÇA 2008
Merece uma visita, apesar do calor e do Pavilhão de Portugal não primar pela imaginação. Na linha da EXPO de Lisboa, insere-se numa via de afirmação de uma metrópole urbana, neste caso da Capital de Aragão. Parece-me, contudo, um modelo esgotado: Sevilha foi caso único pela esfuziante alegria que o povo andaluz consegue transmitir, Lisboa, pela revalorização da parte orientsl da cidade. Mas em Saragoça não deixe de visitar EL TUBO o coração da gastronomia e da noite aragonesa...
Friday, August 15, 2008
O OVO DA SERPENTE...
Por isso faz-me bem evocar o Quaresma (Alice lembrou-me oprtunamente que o genial futebolista é de origem cigana) que está para ir ter com o Mourinho a Itália. E a Naide Gomes que é um orgulho nacional, e o Nelson Évora, ambos nascidos fora de Portugal, tanto uma como o outro têm dignificado e dignificarão certamente Portugal nos Jogos Olímpicos de Pequim, prestes a começar. E Francis Obikwellu, o veloz emigrante nigeriano, que veio para cá trabalhar nas obras e a quem justamente foi concedida a nacionalidade portuguesa e que, agradecido, lá tem vindo a ganhar medalhas e a fazer tempos de prestígio mundial. E o Bozingwa, o quase intransponível defesa direito da selecção nacional. Isto sim tem a ver com o Portugal a que me orgulho de pertencer, amável, solidário, que elege os seus ídolos independentemente da raça, credo ou filiação partidária.
ALICE NO PAÍS DAS PROVIDÊNCIAS CAUTELARES
É verdade que Portugal não atingiu ainda o grau de sofisticação da Itália, onde Berlusconi, democraticamente (!), fez aprovar uma lei que torna imunes à Justiça os governantes enquanto desempenharem os cargos para que foram eleitos. Quando tal leu, Alice viu imediatamente acender-se “uma pequena luz bruxuleante” (nas palavras do poeta) no espírito do major Valentim Loureiro, Pinto da Costa, Fátima Felgueiras, Ex-Administradores do BCP e demais demandados pela justiça portuguesa. Aliás, é eloquente o que a história recente de Portugal nos diz a esse respeito: Vale e Azevedo enquanto foi presidente do Benfica (e todos sabemos que tal cargo é, seguramente, equiparado, simbolicamente pelo menos, a ministro) teve algum problema com a Justiça? Não, mas mal saiu do cargo foi detido e ainda anda agora, sediado em Londres, está sujeito a um mandato internacional de detenção.
Mas há uma figura que lhe caiu no goto: o presidente do Conselho Justiça, Dr. Gonçalves Pereira, também vereador em Gondomar, onde Valentim Loureiro é Presidente da Câmara, e cujo clube da terra está acusado de coisas menos próprias, dono de um invejável código ético, não encontrou qualquer incompatibilidade em participar no órgão colegial que coordena e ademais, percebendo que os seus pares tinham um sentido de voto contrário ao seu, não foi de modas e deu abruptamente por encerrada a sessão, criando um imbróglio jurídico que levou ao chamamento do Prof. Freitas do Amaral para dirimir o conflito.
O LADO SOLAR DAS ESTATÍSTICAS
Entretanto, o filho chegou e ela prestava-se para lhe servir o almoço, um guisado que o adolescente apreciava particularmente, quando reparou melhor na sua face alterada, sinal de que algo de grave se passara: Fora uma vez mais assaltado, em pleno dia, quando vinha do liceu para casa, tendo-lhe sido levado o telemóvel e um banal reprodutor de mp3. Alice, após consolar o filho, pela primeira vez meditou seriamente se a onda de assaltos que um pouco por toda a cidade se havia multiplicado tinha correspondência nas estatísticas, pois começava a não haver familiar, vizinho ou conhecido que não tivesse sido vítima, pelo menos uma vez, de um crime contra a propriedade, por vezes pondo-lhes em perigo a própria integridade física. Será que a sociedade desigual, hedonista e insolidária que criámos estará em condições para suportar as presentes e (futuras?) adversidades económicas que se constatam ou vislumbram? Ou o osso buco da ementa doméstica daquele dia corresponderá à metáfora de uma sociedade globalizada que se impôs ao mundo, parca de valores e de ética, indiferente às desigualdades sociais?
E SE PARÁSSEMOS PARA PENSAR UM POUCO?
TIA DA ALICE TENTA RECUPERAR A VISÃO
Não sabia que fazer. O médico particular, atencioso, falou-lhe em qualquer coisa como 2000 euros, por uma vista. Era incomportável para a sua magra pensão. Alice recordou-se de que algumas autarquias haviam feito acordos com Cuba, onde por menos dinheiro se deslocavam de avião, eram operadas e estavam quinze dias na ilha de Fidel a recuperar da visão. Soube também que o Hospital Distrital do Barreiro, que vira engrossar em mais 616 novas propostas cirúrgicas de cataratas, contratara um cirurgião espanhol de Badajoz que, numa semana, realizara mais cirurgias que o hospital em todo o ano de 2007, por um terço do preço do praticado pelos cirurgiões portugueses. E com o desassombro que se reconhece a nuestros hermanos teria afirmado que “a medicina portuguesa estava neste particular desactualizada” perante a afirmação defensiva de um representante da Ordem dos Médicos, indignado pelo chamamento dos colegas espanhóis!
O povo tem razão: Não há pior cego que aquele que não quer ver…
Enquanto isso, há milhares de portugueses que mergulharam definitivamente na escuridão pela miopia de uns, a ganância de outros, a incompetência de todos.
Sunday, August 3, 2008
ENSINO: UMA ESPÉCIE DE ENSAIO SOBRE A CEGUEIRA
Saturday, February 16, 2008
O PENSAMENTO DOS OUTROS: ANTÓNIO SÉRGIO
Se és dos seus filhos, larga pois: a rosa dos ventos desabrocha as pétalas, rumos triunfais se abrirão para ti. Desmodorra, zarpa, arranca, dispara pelo azul o voo rápido, galga por sobre a onda... e sê libérrimo. Sim: um espírito livre. Não digo que o faças como um romântico, e posturando para ti como um herói: e sim que o sejas humildemente, concentrado, cheio de sensatez e senhor de ti: mas sempre pesquisador, sempre avançando, - e sempre livre.”
Friday, February 15, 2008
TEMPO DE PARTIDA: LUIS RALHA
Luis Ralha. Pintor. Homem de convicções e postura amena, que não menor firmeza. Deixou-nos no dia 6 de Fevereiro de 2008. Fica esta imagem da última intervenção do Mestre em coperação com professores e centenas de alunos no âmbito do projecto internacional pela Paz "Kids Guernica", organizado pela AMRS, no jardim do Bonfim em Setúbal. Um abraço eterno. arlindo mota
CERTIFICADOS DE AFORRO: TIRAR AOS POBRES...
Monday, January 21, 2008
FORMAS DE OLHAR: A ESCULTURA DE CELESTINO MOREIRA
ALICE, IMPREVISTAMENTE, COROU!
Assim, sem assunto, Alice teve tempo para dar uma vista de olhos pelo Código de Ética dos Empresários e Gestores Cristãos pois algumas dúvidas axiológicas lhe haviam suscitado os actos protagonizados pelos gestores do BCP que, a ser verdade a sua nunca desmentida ligação à Opus Dei, deveriam agir pelos valores desta cartilha.
Lendo com atenção o dito documento, estranhamente parecia ter sido elaborado depois de serem conhecidos alguns dos perturbadores factos que ultimamente vieram a lume no maior banco privado português, o que como sabemos não é verdade, mas lá que parece, parece... Senão vejamos, a título de exemplo, duas ou três prescrições: “Deve evitar-se todas as formas de abuso de poder, bem como o seu aproveitamento para benefício pessoal, de familiares ou de outras entidades exteriores à empresa”
“Cumprir com respeito as leis do país”
“Respeitar os sãos princípios da economia de mercado, na compra e ou venda,, como nos investimentos a realizar, evitando todas as práticas que tendam a falsear o processo económico” etc...;
Obviamente que Alice também não se surpreendeu quando veio a lume o acordo de rescisão do ex-presidente do BCP, Paulo Teixeira Pinto: 2 milhões de contos (a pronto) e um ordenado mensal (de modo vitalício) a título de reforma no valor de mais de 8 000 contos por mês, conforme divulgou o insuspeito Semanário Económico. Não se surpreendeu, mas lá que corou, corou!
Sunday, January 6, 2008
LUIZ PACHECO: PORQUE SAÚDO A MANHÃ...
Encontrámo-nos meia dúzia de vezes, separados pelo tempo e pela geografia: primeiro na "Estampa", nos finais da década de 60, quando integrava a equipa dos amigos Manso Pinheiro que haviam adquirido a editora e Luiz Pacheco era um dos seus autores. Mais tarde em Setúbal, nos idos de 80, já o tempo havia cavado fundo na energia e capacidade criativa de LP, mesmo assim sempre de língua afiada para os que arvoravam a hipocrisia como sua matriz. Depois fui acompanhando as entrevistas que foram sendo publicadas e que eram a sua "prova de vida". Viveu o tempo suficiente para saber que o seu talento fora reconhecido. Morreu hoje: Com ele morreu muito do pouco que resta de uma certa maneira de fazer literatura, de que terá sido o seu principal representante , em que a vida se confundia com a própria arte da escrita. Até sempre Luiz Pacheco. apm
"Ora deixem-me que lhes diga: um cadáver não nunca tem terá razão, mesmo que a tivesse tido antes. Um estúpido um cobardola é para rir e chorar, porque a estupidez e o medo não têm medida. Um patareco dá-se-lhe um pontapé no cu, um parasita esborracha-se por nojo e a um folião fazemos notar que não lhe achamos graça nenhuma. E fugi dos trustados e falhados que é a malta mais tratante e castradora que existe. Mas um bebé! uma rapariga com um filho ao colo! os bambinos em volta! são os bichos mais exigentes e precisados de tudo. E há que lhes dar tudo. Eis, senhores, porque saúdo a manhã e faço gosto em a ver inda uma vez, eis porque a pardalada me incita. (...) Se sabeis estas coisas, bem-aventurados sereis, se as praticardes." Luiz Pacheco in A COMUNIDADE
Friday, January 4, 2008
PENSAMENTOS DOS OUTROS: MARCO AURÉLIO
"Recorda-te que cada um só vive o presente, este infinitamente pequeno. O resto, ou já se viveu ou é incerto. Mínimo é pois o instante que cada um vive, mínimo o canto onde vive, mínima também a máxima das glórias póstumas. Estas devem-se apenas à sucessão destes pigmeus que mal nscem morrem, sem se conhecerem a si próprios, bem longe pois de conhecerem alguém morto há muito tempo."
Marco Aurélio "PENSAMENTOS PARA MIM PRÓPRIO"