"A vida e a morte é privilégio dos deuses, a hora e a companhia é desígnio dos homens" apm
VER O MUNDO PELOS OLHOS DA ALICE. A WORLD LIKE ALICE? MUNDO PARADOXAL ONDE SE CRUZAM MORDOMIAS, INCERTEZAS E ESPERANÇAS. ONDE COABITAM SONHOS, UTOPIAS E REALIDADES.
Sunday, December 30, 2007
BOM ANO NOVO
A ASAE E O BOM SENSO
Temo bem que, com justeza, se lhe aplique a célebre máxima cartesiana, prenhe de ironia: "O bom senso é a coisa que, no mundo, está melhor distribuída (...) pois os mais difíceis de contentar em todas as outras coisas não parecem desejar mais do que o que têm." (Citado de cor)
Saturday, December 29, 2007
TRATADO DE TORDESILHAS TORNADO PÚBLICO
Sem saber o que dizer de tudo isto, cito, parafraseando, Rabelais: "Política sem consciência não é mais do que a ruína de alma".
Friday, December 28, 2007
EVOCAÇÃO DE ALBERTO DE LACERDA
Virás de manto realmente novo
Entre searas ardentes e mãos puras?
Poderemos enfim chamar-te novo,
Ano novo entre as tuas criaturas?(...)
Ó ano novo, a minha esperança é cega.
Transforma em luz a nossa própria treva.
Alberto de Lacerda in Exílio
FOTOPOEMA: TEMPO DE PARTIDA
Monday, December 24, 2007
FILHO DE ALICE VÍTIMA DE CAR JACKING
Mais serena, perguntei-lhe afinal o que acontecera e ele disse-me que dois meninos um pouco mais velhos do que ele, armados com uma metralhadora de plástico e uma espada mágica, o tinham obrigado a dar o seu BMW novinho em folha – prenda de Natal do avô – e também o telecomando (antes tinham-lhe perguntado se ele tinha telemóvel.) E continuava a chorar desalmadamente, era a quarta vez este ano que tal lhe sucedia! Abracei-o, fiz-lhe uns miminhos, e disse-lhe que ele estava era a ter azar pois as estatísticas (ele deveria saber o que eram, pensei eu, pois se sabia o que era o car jacking!) diziam, afirmara o ministro, e quem era eu para o desmentir, que Portugal era o País mais seguro da Europa e este ano até tinha havido menos crimes que no ano passado (é certo que aquelas mortes do pessoal da noite no Porto era barra pesada, como diria a minha prima brasileira, mas...). E assaltos lá no bairro era porta sim, porta não, mas já nem diziam à polícia, que não valia a pena. Car jacking já me tinham avisado, era uma prática espalhada por toda a região, como sucedera em pleno dia, mesmo em frente aos Correios, no centro da cidade, ainda recentemente.
Não ligara, pois deveriam ser boatos!
Acalmado o miúdo, e porque não havia nada a fazer, pensei em avisar os outros pais através do jornal. Nisto entrou o Quico, o novo habitante (canino) lá de casa, prenda de Natal de uns queridos amigos, que não tinham que ir com ele à rua..., e o meu filho, ainda receoso, ia para lhe pôr a trela, que fazia parte da prenda. Aí levantei-me, rapidamente, e, num tom suficientemente impositivo, disse-lhe:
“Aqui em casa, nunca ninguém andou ou andará de trela!"
FOTOPOEMA:O REMIRAR DAS ÁGUAS
Nas margens do tempo, por dentro de mim,
Procurei o rio, remirei as águas,
E nos requebros esperados da maré
Recuperei a infância, fiz um balancé:
Foi o voltear incessante entre o riso,
O pranto, a descrença e a fé;
E nas águas constantes que fluem,
Compreendi a mudança que não é.
Arlindo Mota in "A Seda Das Palavras"
Sunday, December 23, 2007
MENSAGEM DE NATAL
MEMÓRIA DE ELEFANTE: JUSTIÇA, CASOS E ACASOS
Processo Amorim (1988): O PROCESSO-CRIME contra o empresário Américo Amorim e as suas empresas corticeiras por alegadas fraudes na obtenção de subsídios do Fundo Social Europeu (FSE) foi considerado prescrito pelo Tribunal da Relação do Porto.
Processo Costa Freire/Zezé Beleza(1989): Processo que tem como pano de fundo irregularidades no Ministério da Saúde ao tempo em que a irmã do segundo era ministra dessa pasta. Após rocambolescos episódios o processo acabou por ter sido declarado prescrito no que concerne a Zezé Moreira.
LUIS FILIPE MENEZES: A ARGÚCIA
Monday, December 17, 2007
JUSTIÇA: JULGADO CASO UGT DE HÁ 18 ANOS!
O que surpreende Alice não é o desfecho (sobre o qual se pronunciou quem tinha de se pronunciar, isto é, o tribunal), é sim a longevidade do processo (18 anos!) e a existência de prescrições que anulam as condenações. Esta é a Justiça a duas velocidades: para os que dispõem de meios (financeiros, políticos, sociais) e para os que deles carecem. Tal debilita a democracia e põe a Justiça sob suspeita.
Friday, December 14, 2007
FOTOPOEMA: PELO SONHO É QUE VAMOS
MÃE, O QUE SÃO OS PIN?
para o desenvolvimento nacional". Ela calou-se, para meu alívio, para estar atenta à nova telenovela da TVI. (É que eu própria não percebia bem o alcance destes PINS).
Foi então que, ontem, no debate das 11 da noite, na SIC Notícias, o Sr. Henrique Neto, conhecido industrial, figura histórica do partido que está no governo, me esclareceu, dizendo mais ou menos por estas palavras:
"Os PIN que deveriam privilegiar sectores estratégicos de desenvolvimento, têm sido aplicado sobretudo no Alentejo para fomentar projectos ditos turísticos, mas que não passam de projectos de especulação fundiária e imobiliária". Fiquei cheia de curiosidade para saber que projectos eram esses que de turismo pouco tinham e que em 4 anos davam um lucro fabuloso. Referiu-se a Tróia, mas ele estava disposto, se não o interrompessem a dizer mais. Depois de o ouvir tomei uma decisão entusiástica: retomar a minha colecção de PINS, pois percebera pelo industrial que era um negócio valioso...
Thursday, December 13, 2007
MUSEUS DA EUROPA: O LOUVRE
MIGUEL TORGA: OS BICHOS
Tuesday, December 11, 2007
OBRIGADO... HAJA O QUE HOUVER
CRIME, DEBILIDADE DO ESTADO E CORRUPÇÃO
O criminalista Barra da Costa defendeu hoje que os homicídios registados no Porto e Lisboa são uma luta entre uma rede de «donos» pelo domínio dos negócios de mercadorias ilegais cujos lucros são branqueados em actividades legais (O SOL).
Refere Susan Rose-Ackerman no seu livro "A Corrupção e os Governos" que, no seu estudo
sobre a Mafia siciliana, Diego Gambetta (1993) acentua a falta generalizada de confiança no Estado italiano. Se o Estado não pode oferecer um método fidedigno de resolver as disputas e de gerir as transferências privadas de propriedades aparecem as Mafias como substitutos. É sempre um sinal de "debilidade do Estado" (Varese 1994). Daí que o que aparece na notícia como explicação, deve antes ser entendida como causa; daí a responsabilidade do governo que tem de rapidamente apresentar resultados, sob pena de, por inércia ou incapacidade, retrocedermos à medieval justiça privada.
Sunday, December 9, 2007
FOTOPOEMA: AS MARÉS
E SE ISTO FOR VERDADE?
- "Quem faz leis não pode ter clientes privados, pois já houve suspeitas de que se fizeram leis para clientes".
-" Tivemos verdadeiros escândalos nas leis de amnistia, em que houve crimes que foram incluídos entre a aprovação em plenário e a publicação em Diário da República."
-"Não gosto de ver situações em que há advogados políticos que têm um pé no escritório, um pé na assembleia e, às vezes, têm também as mãos no Governo, com poder para condicionar até designações de membros do executivo..." (Estão a ver alguém nesta situação? Só faltou dizer " e um espaço garantido na Televisão Pública"!)
E tudo isto foi dito no dia da cimeira Europa/África. Senhores Presidente da República, Procurador Geral da República, Presidente da Assembleia da República, etc., se nada for feito então é legítimo perguntar: Portugal, em termos democráticos, é o último da Europa ou o primeiro da África?
DUNAS DE CIMENTO INVADEM AS CETÁRIAS
Alerta a Visão (6/12/2007) "Pouco resta da paisagem natural do Norte da península, afogada no betão da futura cidade com mil fogos". O que ao tempo da implosão das torres de Tróia era descrito como virtude é agora descrita como "urbanização gigantesca". É para isso que é bom ter memória e que essa memória seja passada a escrito, como foi o caso das crónicas que deram origem ao livro "ALICE NO PAÍS DO FAZ-DE-CONTA", de Arlindo Mota. Aí se alertava, evocando o alerta do Dr. Antunes Dias, ex-Director da Reserva do Estuário do Sado, para o frágil ecossistema da Península de Tróia, antecipando, por defeito, o que estava em vias de ser construído.Vereremos também se a médio prazo se concretiza ou não a profecia que esse texto augurava: "...quem aposta que Tróia não se venha a constituir num agregado urbano de residência permanente e que o projecto da travessia rodoviária do Sado se venha a colocar com carácter de urgência?"
Sunday, December 2, 2007
ALICE NO PAÍS DO FAZ-DE-CONTA
As Crónicas da Alice, sob a forma de livro ("Alice no País do Faz-de-Conta") viram a luz do dia no dia 23 de Dezembro, no Salão Nobre da Camara Municipal de Setúbal, que se encheu por completo de amigos e leitores.
Na mesa, da esquerda para a direita, Adelino Gomes, Raul Tavares e Arlindo Mota, o progenitor da Alice. O livro tem grafismo de Ivone Ralha e prefácio do jornalista Adelino Gomes. Os leitores têm agora oportunidade de rever a personagem de Alice de uma forma mais tranquila, a qual, lúcida, sibilina, por vezes corrosiva, deixa escapar o seu desalento e perplexidade, pois jamais imaginara que "os homens do seu tempo pudessem esconder o Sol por não saberem o que fazer com a luz"
(Reportagem fotográfica completa, da autoria de Cília Costa, no Blog "GALERIA FOLHA D´HERA")
PARÁBOLA: O AMIGO
B. Brecht, Histórias do Senhor K.
FOTOPOEMA: OUTONO
A MISSÃO
Antes tinha sido o perdão de dívida ao filho do fundador do banco.
É conhecida a filiação de Jardim Gonçalves (e de outros elementos proeminentes da Administração) na Opus Dei.
Talvez isso sirva de explicação para esse e outros factos conhecidos ou a conhecer. Veja-se a sua Missão, transcrita directamente da página oficial da Obra:
OPUS DEI
"A sua missão consiste em difundir a mensagem de que o trabalho e as circunstâncias habituais são ocasião para um encontro com Deus, para o serviço aos outros e para melhorar a sociedade."
Sunday, November 25, 2007
ESCAPADELA: BRUGES (FLANDRES)
Tuesday, November 20, 2007
A ELIMINAÇÃO DO COMPLEXO
Isso acarreta um enfraquecimento da linguagem e do pensamento. Aqui parei para ouvir o que dizia na rádio o Patriarca de Lisboa e que foi complementado por professor da Universidade Católica ao verberar o óbvio: O Ministério da Educação, ao contrário do que se vem passando noutros países, desqualifica a filosofia ao dispensar esta disciplina como essencial para acesso ao ensino superior, inclusive para os que quiserem cursar Filosofia na Faculdade. É mais um passo, não sabemos em que direcção, mas que não é o da cultura crítica, da abertura de avenidas de pensamento para tantos jovens adolescentes.
QUADRO DE HONRA: António Costa e Silva
Sunday, November 18, 2007
COISAS RARAS: HISTÓRIA DE PORTUGAL PARA MENINOS PREGUIÇOSOS
Saturday, November 17, 2007
AS ESCOLAS SÃO LUGARES MAL AFAMADOS?
Veja-se primeira página do EXPRESSO de 17 de Novembro. "15 professores agredidos em 43 dias".
E a indisciplina? Uma professora é chamada de "cabra", e outros adjectivos e substantivos não reprodutíveis por uma questão de pudor, por um miúdo de 11 anos. Impotente perante a reincidência, entra em depressão, pois os Conselhos Executivos, face à generalização de uma conduta imprópria de um clima de aprendizagem, não sabem o que fazer. E todavia é aqui que se está a travar a batalha do futuro e a estamos a perder claramente. Somos os últimos da União Europeia alargada na maior parte das estatísticas. Com a generalização dos computadores portáreis, magnífica acção de marketing mas de resultados duvidosos face ao clima de indisciplina e menosprezo pelos professores, não sertia urgente desenvolver uma campanha séria para tentar debelar este problema muito sério da indisciplina e violência escolar?
APOSENTADOS E REFORMADOS: QUE FAZER , QUE PENSAR
Wednesday, November 7, 2007
ONDE ESTAMOS NO RANKING?
E os outros pais e os outros filhos? Bem, o seu ranking está praticamente definido à partida (salvo algumas excepções que só confirmam a regra): ou a fortuna e o sangue lhe garantem o futuro, ou constituirão aquela fatia dos 80% que serão cada vez mais pobres para os outros 20% serem cada vez mais ricos...
Wednesday, October 31, 2007
FOTOPOEMA: A LUZ
FOLHA D'HERA HOMENAGEIA GEDEÃO
Tuesday, October 30, 2007
ZOOM da semana: A Derrocada
"Mas as pessoas? O que são e o que sentem as pessoas? Pouco percebo destes assuntos, mas começo a acreditar que não está nestas políticas solução alguma, o caminho terá de ser outro."
"O que está a trazer a democracia aos portugueses? Fome, agravo, muito pouca capacidade de sobreviver, uma saúde desastrosa, um peso fiscal aterrador(...)"
Estas palavras, vindas de onde vêm, devem ser escutadas: "Os poetas têm normalmente razão só que antes do tempo".
FOTOPOEMA: SONHADO LUGAR DE EXÍLIO
Monday, October 29, 2007
A LEI E A ÉTICA
Sunday, October 28, 2007
NÃO HÁ PACIÊNCIA
Depois de apanhado na rede o já cliente, se se deparar com uma anomalia do seu serviço vai experimentar a perversidade do modo como estas companhias operam: Veja-se o caso recente do pacote da TV Cabo que inclui o telefone, para além da Internet e dos canais de televisão. Crente, na sua boa fé, de que a correcção da anomalia seria tão fácil como ser cliente, segue os conselhos que lhe dão. “Telefone, estando junto do equipamento avariado”.
Primeira constatação: as chamadas são pagas. Segunda, acontece que o telefone fixo da Tv Cabo também está avariado!. Recorre ao telemóvel: quando a factura já ia em mais de 10 euros e a voz maviosa que o tinha atendido dizendo que estava em lista de espera e que seria atendido em breve havia sido substituída por música, o cliente começa a desesperar e desliga. Mais tarde, já mais apaziguado, volta a ligar na esperança de que o tempo de espera tivesse diminuído mas a cena repete-se. Ao fim de mais algumas tentativas consegue finalmente chegar à fala. Recebe então um inesperado mas profissional pedido de desculpas “mas que não podiam fazer nada, pois a infraestrura não estava preparada para tantos clientes e que em breve (dois ou três dias) a situação estaria resolvida”.
Apeteceu-lhe desistir e voltar ao operador antigo. Recordaram-lhe então que estava obrigado a um período de fidelização (termo que as empresas inventaram para substituir a palavra “refém”) por um ano; Percebeu, era por isso que o tratavam tão mal, pois estava “preso”, por uma alínea indiscriminada do contrato; mesmo assim estava decidido a desistir. Dirigiu-se à loja do cidadão ao balcão da TV CABO e ficou estupefacto com o que ali dizia “Neste balcão não se fazem alterações ao contrato”, isto é, reservado apenas para clientes ainda não fidelizados!
A IDADE DA INOCÊNCIA
ACABOU A LICENÇA SABÁTICA...
Saturday, June 23, 2007
OP: Governos Locais e Cidadania
Faz bem reler a jornalista do Público (edição de 19/03/2006) São José de Almeida que nos chama a atenção para um rigoroso estudo universitáro (um dos poucos existentes em Portugal)do Prof. Arlindo Mota, mestre em Ciência Política, sobre um dos aspectos mais interessantes, do ponto de vista político, do poder local: o envolvimento dos cidadãos na coisa pública. O livro, editado pela Editorial Nova Vega, tem a designação de Governo Local, Participação e Cidadania e revela como é que os governos locais da Área metropolitana de Lisboa se organizam para responder à democracia participativa.
Tuesday, June 19, 2007
SE BEM ME LEMBRO...ÁLVARO CUNHAL EM SETÚBAL
Se bem me lembro... esta foto reporta-se ao primeiro grande comício que o Partido Comunista Português (PCP) realizou em Setúbal, em 1975, por ocasião das eleições para a Assembleia Constituinte. A praça estava cheia para assistir a um acontecimento histórico: o até há pouco tempo "inimigo público numero um" do regime (o PCP) e o seu lider carismático ali estavam em liberdade, para qual muitos deles haviam arriscado a vida e travado uma dura luta contra a ditadura de Salazar. Para além de Álvaro Cunhal, reconhece-se na tribuna Sofia Ferreira, uma destacada militante do PCP.
(Fez dois anos em Junho que Álvaro Cunhal morreu. Independentemente da ideologia de cada um estamos perante um incontroverso, corajoso e inteligente "grande português")
Sunday, June 17, 2007
ONDE ESTÁ O WALLY?
Percorre-se a notícia e vamos encontrar nos sus corpos gerentes gente bem conhecida da política (neste caso, por coincidência ou talvez não, do PSD). Depois do escândalo que levou alguns dos anteriores corpos gerentes à barra do tribunal, assumiu o cargo de reitor o nosso conhecido Deus Pinheiro, ex-ministro de Cavaco Silva e ex-comissário europeu. Sucedeu-lhe Britaldo Rodrigues, figura menos mediática mas igualmente oriunda da política e do mesmo partido. Arlindo Carvalho (quem não se recorda deste militante destacado do PSD e ministro de várias pastas nos governos do Prof. CS?) é o presidente do Conselho Fiscal. Falcão e Cunha(sim, esse) presidente da Assembleia Geral.
Coincidências? Acasos? Circunstâncias? Que se esconde sob este "manto diáfano da fantasia" como diria o nosso Eça?
Thursday, June 14, 2007
ORÇAMENTO PARTICIPATIVO EM SESIMBRA
A Câmara de Sesimbra aprovou e está a implementar um modelo de OP que visa, a par de outras formas de participação, afectar uma determinada verba para investimentos considerados prioritários na área territorial. A fim de operacionalizar o modelo, foram constituídos 12 foros territoriais, abrangendo todas as zonas do concelho, que têm por finalidade eleger delegados com a função de promover o diálogo com os seus vizinhos a fim de prepararem as propostas para o OP em total autonomia. Ao todo serão 41 delegados que, até 30 de Setembro, irão apresentar ao Executivo as suas propostas de acordo com a verba que foi previamente definida. Eis um modelo, que sem afectar o fundamental da democracia representativa, poderá reforçar a cidadania e a democracia local, tornando-a mais forte. Estaremos atentos a esta experiência, a primeira no seu género realizada no País.
Wednesday, June 13, 2007
COMEMORAÇÕES DO 10 DE JUNHO EM SETÚBAL
Tuesday, June 12, 2007
OTA: UM PASSO ATRÁS PARA...
Estranho, estranho continua a ser o comportamento da Quercus: mais parecem porta-vozes governamentais com intervenções como a da Susana, pelo que sugiro que a Associação ambientalista reflicta sob o perigo de ir perdendo cada vez mais credibilidade (O Francisco Ferreira foi mais inteligente no debate da SIC Notícias mas sempre numa posição defensiva e pouco clara, o que lamento pelo apreço que tenho por ele).
E não ajudou muito o reaparecimento do JM Palma, apresentado ora como ex-presidente da Quercus, ora como consultor - mas esse, que vive sempre no melhor dos dois mundos, as suas intervenções só vêm reforçar a posição contrária desde os tempos em que defendeu extremosamente a co-incineração em nome da Secil.
Monday, June 11, 2007
ZOOM da semana: A QUEDA DE UM ANJO?
" Não há hoje um único professor que não se sinta pressionado, mesmo intimidado, porque a sensação de ser um peso obviamente indesejado alargou-se a todos. A instabilidade na profissão é hoje muito séria porque em quase todas as medidas do Ministério há um alvo chamado professor."
Sunday, June 10, 2007
E O VENCEDOR É...
Mas a cereja no topo do bolo do Festróia 2007 foi a homenagem a Jiri Menzel, realizador checo, e a exibição do seu último filme "Eu servi o rei de Inglaterra". Delicioso, cinema puro, inteligente, tem para além de um invulgar naipe de actrizes bonitas, um protagonista que interpreta magistralmente o preculiar humor checo que já nos tinha proporcionado essa obra-prima da literatura que é "O Valente Soldado Shweik", ou os primeiros filmes de Milos Forman. Cinco Estrelas (*****) e o veemente desejo que o filme possa passar no circuito comercial português em horário nobre.
PROFESSOR: PÓ DE GIZ OU PEDAGOGO?
Ainda não é hoje uma evidência que a política do governo na educação, como na saúde, é o de preparar a passagem do público para o sector privado, apesar da retórica de requalificação e da eficiência. A ministra da educação tem-se esforçado por mostrar quanto os professores são seres privilegiados e desprezando o factor escola na fixação das populações, ajudando ainda a uma maior desertificação do interior com o encerramento de milhares de escolas (e outras medidas cujo alcance está longe de ser descortinado pelo comum dos mortais).
E todavia, não se tirem conclusões apressadas ao comparar o ensino público português ao americano: o nosso é incomensuravelmente de melhor qualidade, por isso o privado ainda é um sector pouco significativo em termos quantitativos, mas relevantes enquanto arma de arremesso contra o ensino público. Em nome dos rankings das escolas, quantos alunos começam a ser segregados, sobretudo no privado, mas a sua expansão começa a ter expressão também no público: uma das vias é não aceitarem turmas dos tecnológicos ou profissionais, onde predominam alunos com mais dificuldades. Há que afirmá-lo, sem rebuço, que o que a Constituição de 76, resultado da revolução dos cravos, consignou nos seus princípios, está a ser premeditamente a ser destruído. Sem alarde, e em nome dos mais nobres princípios.
EMIGRAR, O VERBO QUASE ESQUECIDO
E enquanto os cineastas portugeses (ou outros) não abordam a emigração dos países mais pobres para os mais ricos, num quadro mediado pelas empresas de trabalho temporário que os sndicatos portugueses têm denunciado, uma jornalista do DN, Céu Neves, escreve uma peça pungente sobre a emigração dos trabalhadores portugueses para a Holanda num quadro de total flexi-insegurança: "O problema não é a dureza do trabalho - às vezes mais de dez horas em pé num espaço de 50 cm de uma fábrica e de madrugada ou numa estufa com um calor insuportável, estar sempre a ouvir snel, snel (rápido), não poder descansar ou ir à casa de banho fora das pausas e ter um chefe com os olhos fixos no que fazemos. O problema é saber que esse trabalho não está garantido. É estar disponível 24 horas por dia, seis dias por semana. É dormir com o telemóvel à cabeceira e acordar com o sobressalto de que nesse dia fica em casa. E se tiver a sorte de ir trabalhar, pode ser apenas por quatro/quatro horas e meia/cinco horas. E também pode acontecer estar de folga e ser chamado porque há mais trabalho que o previsto. É levantar-se às quatro da manhã para estar pronto às 04.45 para o carro da empresa o levar ao local de trabalho e o condutor não aparecer. O problema é estar permanentemente a mudar de casa. É nunca saber quem irá dormir no seu quarto, no sofá ou, até, na sua cama. É não ter privacidade. Em resumo: não ter vida própria." Isto é jornalismo, caramba!
Thursday, June 7, 2007
NUCLEAR? NÃO, OBRIGADO!
Monday, June 4, 2007
A REALIDADE QUE NOS ASSUSTA
Este é verdadeiramente um problema do nosso tempo e não apenas uma dificuldade que qualquer profissional sabe de cor, como muito bem distinguiu há longos anos o Prof. Vieira de Almeida.
Sunday, June 3, 2007
O CINEMA QUASE DESCONHECIDO (FESTRÓIA 2007)
TRANPLANTE PRECISA-SE! (De bom senso...)
Veja-se como Descartes era certeiro, para que as suas palavras perdurem pelos séculos, mesmo que tenham que ser descodificadas na sua ironia fulminante: "O bom senso é a coisa do mundo melhor partilhada, pois mesmo aqueles que são os mais difíceis de contentar em todas as coisas, não costumam desejar ter mais (bom senso) do que aquele que têm". (Citação de cor).
A GRATIDÃO DA MEMÓRIA
"O tempo recontado, porque breve,
e tão pouco dilatado se exigia..."
Arlindo Mota (In A Seda das Palavras)
Fora assim, inesperadamente, que o Mário (Ventura Henriques) nos deixara no passado ano. Manteve-se até ao fim um homem de memória, solidário. Fora bonito de se ver, quando das primeiras edições do Festival de Cinema de Tróia, como ele convidara alguns deles, mesmo os que não estavam na moda, como o Orlando Gonçalves, do NA, o Manuel da Fonseca, o José Cardoso Pires (e tantos mais), para o conforto dos apartamentos de Tróia. Pequenos gestos que definem o Homem.
Para ele e para outros amigos que nos foram deixando quase sem darmos por isso: O José Manuel da Silva Passos (que falta a daqueles telefonemas de uma hora sobre património ou poesia,i.e. sobre amizade); o Jósé C. Manso Pinheiro (com quem há muito não estávamos mas cuja amizade se cimentou no renascimento da ESTAMPA e a criação da ALETHEIA, cujo nome foi de contrabando parar a outras mãos): o Marques da Costa, professor, e que nos revíramos passados tantos anos numa homenagem a António Gedeão, com quem ambos traváramos boa amizade sendo que que ele fazia parte da respectiva Comissão Organizadora do Centenário do Nascimento do grande poeta.
DIA MUNDIAL DA CRIANÇA 2007
A gata patarata passeava distraída no pátio da escola, quando sob a pata sentiu uma lata.
A gata patarata empurrou a lata com a outra pata, chamou a rata, que pôs a bata e lambeu a lata como se fosse um pastel de nata. Que continha a lata?
Resposta: Leite de vaca.
Para o Sebastião
KID'S GUERNICA: PINTAR A PAZ
O MEDO III: "Puna-se! E depois investigue-se"
O professor Fernando Charrua foi suspenso em finais de Maio e mandado regressar à escola de onde tinha sido requisitado, enquanto lhe era instaurado um processo disciplinar pela directora regional de Educação do Norte (cujo nome, por pudor, me escuso a transcrever). A Ministra mantém o silêncio; o primeiro-ministro idem... Felizmente os media deram-lhe o relevo merecido. Mas pergunta-se, com actos destes quantos vozes incómodas se calam, mesmo que no silêncio do seu gabinete partilhado?
Saturday, May 26, 2007
ZOOM da semana: O livro e a imbecilidade impressa
O que remete, como muito bem sugere A. Guerreiro, para o "Elogio doAnalfabetismo de Hans Magnus Herzenberger": "A imbecidade impressa (ainda) é um bem cultural?"
O DESERTO, SEGUNDO MOLIN
Tuesday, May 22, 2007
O MEDO II: O OVO DA SERPENTE
Começa a ganhar outra luz o artigo do Professor José Gil que aqui comentámos com esta insólita noticia, que porventura não por acaso não merece qualquer comentário da parte do partido no poder, da sua ministra da educação e, sobretudo, por todas as razões, do primeiro-ministro. Se nos recordarmos que foi também esta equipa ministerial que organizou, pela primeira vez em Portugal uma contra-greve à greve dos professores...
Mas o governo não se fica por aqui: anuncia, tentando criar o medo (leiam-se uma vez mais os poemas que retratavam o clima repressivo do regime salazarista) em vésperas da greve geral do dia 30 de Maio, que vai fazer uma lista nominal de todos os grevistas, que obviamente atentaria contra as liberdades e garantias dos cidadãos inscritas na Constituição da República de 76. Não passará, por violar os preceitos constitucionais e o bom senso e o pudor, mas fará o seu caminho no inconsciente das pessoas. Os ovos da serpente, silenciosos, obsidiantes vão sendo meticulosamente colocados.Talvez já fosse a hora de ouvir a voz da Presidência...Não sei se ficaríamos mais descansados, mas saberíamos melhor com o que contamos.
Wednesday, May 9, 2007
HOMEM RICO, HOMEM POBRE
Segundo escreve Anabela Campos no "Público" as remunerações milionárias nas empresas cotadas, com aumentos que podem chegar aos 350%, numa economia estagnada e em contenção salarial." À medida que se vai conhecendo a vida no País real, mais perplexo se fica. Exigem-se sacrifícios drásticos aos portugueses em razão de um valor superior: o equilíbrio das contas. Mas o poder de compra dos portugueses que vai caindo, caindo sempre, como na lei da queda dos graves (em nome da competitividade, dizem eles) como se compadece com os privilégios galácticos de quem os administra, superiores à média europeia?
São empresas cotadas na bolsa. Pois bem, não é verdade que nessas principais empresas o Estado tem um papel decisivo (EDP, GALP, TELECOM, etc). Não partilha então esta responsabilidade? Indubitavelmente, sim!
Saturday, May 5, 2007
ZOOM da semana: José Gil "O Medo"
Quando um filósofo como José Gil escreve o que escreve na Visão de 3 de Maio, devemos redobrar a atenção: pela inteligência, perspicácia e profundidade do seu pensamento. Quando afirma que "Se estão a tomar uma série de medidas que vão no pior sentido da liberdade democrática" é bom ver a que se refere o autor. Se a par do acentuar dramático da desigualdade entre pobres e ricos; a par de uma riqueza criada na alquimia da corrupção e do branqueamento de capitais; da asfixia por via fiscal da classe média e dos pequenos empresários se juntar o medo estamos a aproximar-nos vertiginosamente de um limite: a sobrevivência do regime democrático.
"É o guia de boas práticas incentivando os funcionários à denúncia(...); é a concentração das polícias sob a tutela do primeiro-ministro, a Entidade Reguladora da Comunicação Social, o novo Estatuto do Jornalista, etc.... O medo social está a tornar-se político: tem-se medo do Governo, e, talvez, um dia, do primeiro-ministro".
Saturday, April 28, 2007
PROGRAMA "NOVAS OPORTUNIDADES" e a CNEA
A VACA
"A vaca tem quatro patas, a dianteira e a trazeira, e depois o rabo que ainda tem pelos debaixo da vaca está a leiteira. Com o rabo enxota as moscas. O marido da vaca é o boi. Não dá leite por isso é mamífero. Dos chifres fazem-se botões de madrepérola. A vaca é muito útil, come-se por dentro e bebe-se por fora".
E nem de propósito, uma outra redacção fala do
LEITE
"O leite é para nós beber-mos. O leite faz queijos e manteiga. O leite é branco e eu gosto muito de leite. O leite vem dos animais que dão à gente. Os animais que dão leite são: a vaca, a ovelha, os burros e o Sr. Prior da Mata da Mourisca também dá leite mas é em pó."
Wednesday, April 25, 2007
A GERAÇÃO "SANDUICHE"
25 de ABRIL: "A POESIA ESTÁ NA RUA"
Tuesday, April 24, 2007
A POESIA ESTAVA LÁ (3)
PERFILADOS DE MEDO
Perfilados de medo, agradecemos
o medo que nos salva da loucura.
Decisão e coragem valem menos
E a vida sem viver é mais segura.
(...)
A POESIA ESTAVA LÁ (2)
LIVRE
Não há machado que corte
a raíz ao pensamento:
Não há morte para o vento
não há morte. (...)
A POESIA ESTAVA LÁ (I)
DIES IRAE
Apetece cantar, mas ninguém canta.
Apetece chorar, mas ninguém chora.
Um fantasma levanta
A mão do medo sobre a nossa hora.
Apetece gritar, mas ninguém grita.
Apetece fugir, mas ninguém foge.
Um fantasma limita
Todo o futuro a este dia de hoje.
(...)
O FASCISMO NUNCA EXISTIU
Friday, April 20, 2007
NÃO BATE A BOTA COM A PERDIGOTA...
Sabes o que me intriga? É que tu apesar das longas caminhadas para poupar10 tostões no autocarro, nunca teres tido uma referência aos comuns mortais que estão desempregados (e são muitos, sabes, e com a flexibilização ainda seriam mais), aos trabalhadores que ganham pouco mais de 500 Euros, mas nunca é tarde, sabes? Saudades dos bons tempos, em que brincávamos à bola e ao pião, no Bairro da Liberdade...
Thursday, April 19, 2007
A QUADRATURA DO CÍRCULO
Sunday, April 15, 2007
ESTOU DEVERAS CONFUSO, PAI
PAI, PERDOAI-OS, POIS ELES NÃO SABEM O QUE FAZEM
Recordo-me das palavras sábias de um grande professor meu da Faculdades de Letras, o Prof. Borges de Macedo (pese as profundas divergências ideológicas que partilhávamos), que censurou um colega quando este, apesar da ingenuidade e convicta modéstia, revelou a média obtida no ensino secundário: “Tive 20 valores, mas não dou grande importância às notas”. A que o Mestre retorquiu abrasivo, demolidor, numa acérrima defesa do mérito: “Pois devia dar, porque o sistema de classificação por notas ainda é o mais justo e democrático e veio substituir o que a nobreza impusera durante séculos: o do sangue”. Azul, pois claro…
Monday, April 9, 2007
ANTÓNIO BARRETO COMEÇA A DUVIDAR
Saturday, March 31, 2007
OSTINATO RIGOR (Obstinado rigor) 1
Revela o relatório do TC que apesar das promessas de conrtenção orçamental, os gastos com os gabinetes ministeriais (pagamento a assessores, encomenda de estudos, não param de crescer. Assim, em 2003 (Governo Durão Barroso) registam-se verbas gastas de €59 milhões, em 2004 (Santana Lopes) €61 milhões, e em 2005 (Governo Sócrates) €95 milhões. A coisa promete: depois do actual presidente da República ter, quando era primeiro-ministro, designado o TC como força de bloqueio que fará Sócrates: Retirar-lhe poderes? Aguarda-se com curiosidade as cenas dos próximos capítulos...
Friday, March 30, 2007
NÓS E OS OUTROS...
Escreve o DN de 30 de Março: "Miguel Hortae Costa, Carlos Vasconcellos Cruz, Iriarte Esteves e Paulo Fernandes, ex-administradores executivos da Portugal Telecom, receberam 9,7 milhões de Euros pela não renovação do mandato no ano passado....Dividindo o montante total pelos quatro gestores o resultado dá 2,4 milhões de euros a cada.
Na EDP, empresa onde o Estado ainda é o maior accionista, com 20,5 %, osadministradores cessantes da equipa liderada por João Talone receberam, em 2006, um total de 6,375 milhões de euros."
Monday, March 19, 2007
Sobre, Sob...Nós
Recordo-de das incensadas reformas da Ministra da Educação assente num ataque feroz aos professores; a insensibilidade e a pesporrência do Ministro da Saúde, os ataques aos magistrados e aos militares (em suma, aos funcionários publicos...). Os resultados económicos são pobres, inferiores em muito à média europeia. E o povo não nestá galvanizado; está murcho, está triste. E o objecto das reformas não são coisas, são pessoas, somos nós...
Friday, March 16, 2007
Este País que é o meu...
Tuesday, March 13, 2007
A Natureza tem horror ao vazio
A bondade das medidas tomadas começam a ficar à vista. Oxalá me engane...
Saturday, March 10, 2007
A política de outsourcing afinal...
"Não sou um fanático do outsourcing, política seguida durante muitos anos por esta empresa (a PT) com efeitos preversos, sobretudo ao nível da qualidade de serviço." Os mitos começam a abater-se...